Museu Ferroviário de Indaiatuba

Curta e compartilhe ;)

Museu da Estação Ferroviária de Indaiatuba.
Fachada do Museu da Estação Ferroviária de Indaiatuba.
Print Friendly, PDF & Email

Sobre o Museu Ferroviário de Indaiatuba:

O Museu Ferroviário de Indaiatuba está localizado na antiga Estação Ferroviária de Indaiatuba que fazia parte da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro no Estado de São Paulo. No entanto, foi inaugurado em 2004 com o nome de Espaço Cultural Estação Indaiatuba.

A primeira estação de Indaiatuba, se encontra ao lado do Museu Ferroviário. Ela foi construída pela Ytuana em 1873 e hoje seu espaço é utilizado para oficinas culturais. Uma estação maior, onde atualmente é o museu, foi construída pela Sorocabana em 1911.

Além dessa estação-museu, Indaiatuba possui outras três no traçado da Ytuana/Sorocabana: sao elas, Pimenta, Itaici e Helvetia. Pimenta está abandonada e depredada. Itaici está descaracterizada, mas possui projeto para recuperação da área.

No museu, além da locomotiva, há fotos, documentos, equipamentos e outros materiais ferroviários que contam a história da ferrovia na região. Decerto há aproximadamente cerca de 400 objetos.

Ainda hoje a locomotiva C.Y.E.F. nº 1 Regina fabricada em 1874 nos Estados Unidos pela empresa The Baldwin Locomotive Works, posteriormente renumerada para 10 pela Estrada de Ferro Sorocabana, está estacionada no pátio e funciona como funcionava à mais de um século. Esta lá em exposição.

História:

A estação original de Indaiatuba, inaugurada em 1873, foi uma das mais antigas estações da Ituana e do Estado de São Paulo, tendo sido a primeira a ser construída no ramal que levaria à cidade de Piracicaba e depois à São Pedro.

Aliás a Estação Ferroviária de Indaiatuba não fora erguida pela Ituana. A Câmara Municipal fez uma arrecadação pública de fundos e construiu por conta própria a primeira estação, posteriormente doando-a para a ferrovia.

Esta primeira estação, inaugurada em 1880 existe até hoje, mas em 1911 deixou de funcionar como estação, e foi transformada em armazém da ferrovia.

O prédio atual da estação foi entregue em 1911, dois anos depois da Prefeitura ter enviado uma representação ao exmo. Dr. John Egan, pedindo a construção de um novo prédio para a estação da Sorocabana Railway.

O prédio foi construído na mesma tipologia das estações que estavam ou seriam construídas nessa época pela Sorocabana, como as das cidades de Angatuba, Itararé, Luiz Pinto, Vitoriana e Bom Jardim.

Depois de desativada em janeiro de 1977 para passageiros, serviu por um bom tempo, até por volta de 2003, como delegacia de polícia da cidade, qu ficava situada na praça Newton Prado, na esquina das ruas Pedro de Toledo e Augusto de Oliveira Camargo, com o leito da antiga linha do trem fazendo o limite da cidade original.

Pela estação de Indaiatuba passaram trens de passageiros até fevereiro de 1977 e raros trens de carga até por volta de 1990, quando o antigo ramal foi definitivamente arrancado pela FEPASA.

Consulte antes de ir sobre os horários e dias de visitas. (veja também, Museu do Casarão Pau Preto).

Estacionamento em frente ao museu (rua), gratuito.


Galeria de fotos:


Como chegar:


Prefeitura Municipal de Indaiatuba

https://www.indaiatuba.sp.gov.br/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*