Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária

Curta e compartilhe ;)

Fachada da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.
Fachada da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.
Print Friendly, PDF & Email

História:

A princípio a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária teve seu início de construção em 1807. Eventualmente também marcou o local em que se iniciou o município de Indaiatuba.

A Igreja Fica situada no mesmo local onde era a Capela. Por certo a Capela se localizava no caminho entre as vilas de São Carlos ( hoje Campinas), e Ytú ( hoje Itu), na época.

Em 09 de dezembro de 1830 a capela foi curada. Então fora criada a Igreja Matriz juntamente com a sede da Freguesia de Indaiatuba, agrupando os bairros vizinhos.

Posteriormente em torno da Matriz, cuja obra foi terminada em 1863, foram sendo construídas as residências urbanas dos fazendeiros da Freguesia. Veja também Museu do Casarão Pau Preto.

É uma das poucas igrejas construídas em taipa-de-pilão no interior do estado de São Paulo ainda existentes, e é um belo exemplo da arquitetura religiosa colonial paulista.

Este sistema, taipa-de-pilão, era típico das construções dominantes do planalto paulista até fins do século XIX e consistia em socar camadas de terra úmida entre formas de madeira.

A Festa, quermesse, da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, é um dos eventos religiosos mais significativos da cidade e remonta ao surgimento da própria cidade de Indaiatuba.

Aliás a festa é realizada anualmente, iniciando-se em janeiro e culminando com o dia da padroeira, dois de fevereiro, podendo se estender por cerca de duas semanas.


Galeria de fotos:


Como chegar:


Prefeitura Municipal de Indaiatuba.

https://www.indaiatuba.sp.gov.br/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*